Home / Saúde / LAVIMPI, da Policlínica Universitária Piquet Carneiro da UERJ, inicia projeto inovador com crianças de 06 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo

LAVIMPI, da Policlínica Universitária Piquet Carneiro da UERJ, inicia projeto inovador com crianças de 06 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo

Autoridades no dia da reinauguração do LAVIMPI. Na foto, da direita para esquerda, estão presentes Danúbia de Sá Caputo, Coordenadora do LAVIMPI; Flávio Antônio de Sá Ribeiro, Diretor da PPC; Norma Albarello, Diretora do IBRAG; Anderson Moraes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação; Silvia Waiãpi, Deputada Federal; Bruno Deusdará, Vice-Reitor da UERJ; Caroline Costa, Presidente da FAPERJ

LAVIMPI

O Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas (LAVIMPI), do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG), localizado na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) dará início aos atendimentos do Projeto de Pesquisa do Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltado para avaliar os efeitos da terapia vibratória sistêmica e da neuromodulação em crianças de 6 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo.

O Laboratório é Coordenado Pela Profa. Dra. Danúbia da Cunha de Sá Caputo, que também está como Diretora do Departamento de Ensino e Pesquisa da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC). O projeto será desenvolvido no LAVIMPI, localizado na PPC/UERJ , referência em pesquisa e inovação na área da saúde.

img-20250906-wa02393420188852944593263 LAVIMPI, da Policlínica Universitária Piquet Carneiro da UERJ, inicia projeto inovador com crianças de 06 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo

terapia vibratória sistêmica

Parcerias institucionais colaboram para o desenvolvimento do projeto, como a participação do Prof. Dr. Egas Caparelli Dáquer e da Profa. Dra. Renata Paes.

Apoio e financiamentos

Entre os principais Apoios, conquistados destacam-se a Bolsa de Produtividade (CNPq), o Edital Universal (CNPq), o Edital Jovem Cientista Mulher (FAPERJ), O Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o programa de Iniciação Científica (FAPERJ), a Bolsa Qualitec (UERJ), O PROCIÊNCIA (UERJ), o PROATEC (UERJ) e a emenda parlamentar da Deputada Federal Silvia Waiãpi.

Além disso, a equipe já prepara uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e com a FAPERJ, que deve trazer novas oportunidades para o atendimento de crianças com TEA no estado do Rio de Janeiro.

img-20250906-wa02365334390695324549465 LAVIMPI, da Policlínica Universitária Piquet Carneiro da UERJ, inicia projeto inovador com crianças de 06 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo

sala de acolhimento

Reconhecimento e apoio institucional

O grupo de pesquisadores aproveitou o início do projeto para destacar a relevância do apoio institucional. Foram feitas menções ao Governador Cláudio Castro, ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, e à Presidente da FAPERJ, Caroline Alves, pelo investimento e olhar atento às demandas da ciência e da população fluminense.

“Esse projeto é fruto de muito trabalho e dedicação, mas também do suporte que temos recebido para garantir que a ciência avance em benefício da sociedade”, afirmou a Coordenadora do LAVIMPI.

Ciência a serviço da inclusão

O projeto representa uma esperança para muitas famílias, ao buscar novas abordagens terapêuticas que possam contribuir para a qualidade de vida e desenvolvimento de crianças com autismo. A equipe do LAVIMPI, composta por pesquisadores, bolsistas e colaboradores, celebra mais uma etapa importante no compromisso da UERJ com a inovação científica e a inclusão social. O estudo alia ciência e inovação em favor da inclusão social. Ao buscar alternativas terapêuticas, o projeto não apenas amplia o conhecimento científico, mas também oferece caminhos para melhorar a comunicação, o bem-estar e a qualidade de vida de crianças que, muitas vezes, encontram barreiras no desenvolvimento.

WhatsApp-Image-2025-09-07-at-22.01.32 LAVIMPI, da Policlínica Universitária Piquet Carneiro da UERJ, inicia projeto inovador com crianças de 06 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo

Equipe do LAVIMPI, convidados e autoridades no dia da reinauguração

Apoio Fundamental

O trabalho só se tornou possível graças ao apoio de instituições como o CNPq, a FAPERJ, Secti, Da Emenda parlamentar da Deputada Federal Silvia Waiãpi e do Apoio da Direção da Policlínica Universitária Piquet Carneiro. Esse suporte demonstra a importância de políticas públicas e investimentos contínuos para que projetos de impacto social possam se consolidar.

Ciência que transforma vidas

A dedicação da equipe liderada pela Profa. Dra. Danúbia de Sá Caputo reforça o papel da UERJ como referência na produção de conhecimento comprometido com as necessidades da sociedade. Projetos como esse fortalecem a rede de apoio às famílias, aproximam a ciência da população e apontam para um futuro mais inclusivo e humano.

WhatsApp-Image-2025-09-07-at-14.50.10 LAVIMPI, da Policlínica Universitária Piquet Carneiro da UERJ, inicia projeto inovador com crianças de 06 a 12 anos, não verbais e diagnosticadas com autismo

Coleção de Cartilhas Educativas sobre Autismo

Com o objetivo de ampliar a conscientização e apoiar famílias, profissionais da saúde e educadores, o LAVIMPI também lançou a coleção de Cartilhas Educativas sobre o Autismo, organizada em cinco volumes. O material aborda desde a definição do TEA e evolução do diagnóstico, até possibilidades terapêuticas, direitos das pessoas com autismo, além de cuidados e estímulos no dia a dia.

Essas cartilhas representam um recurso fundamental para difundir informações de forma acessível e contribuir para a inclusão social. Todo o material é gratuito e pode ser acessado pelo site da Policlínica Universitária Piquet Carneiro, através do link:
https://www.ppc.uerj.br/2025/06/02/laboratorio-da-policlinica-lanca-cartilha-inedita-gratuita-sobre-tea-com-5-volumes/

Volume 1 – Você sabe o que é o Autismo?
➡️ Explica o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
➡️ Apresenta conceitos básicos, sinais e características.
➡️ Aborda a importância da conscientização.

Volume 2 – Evolução do Diagnóstico do TEA
➡️ Histórico do diagnóstico ao longo do tempo.
➡️ Critérios utilizados na identificação do TEA.
➡️ Importância da avaliação precoce e multidisciplinar.

Volume 3 – Possibilidades Terapêuticas para o TEA
➡️ Diferentes abordagens de tratamento.
➡️ Estratégias de apoio para desenvolvimento cognitivo e social.
➡️ Terapias integrativas e práticas de inclusão.

Volume 4 – Direitos das Pessoas com TEA
➡️ Principais legislações de proteção e inclusão.
➡️ Direito ao acesso à saúde, educação e trabalho.
➡️ Garantia de cidadania e combate ao preconceito.

Volume 5 – Cuidados e Estímulos para Pessoas com TEA
➡️ Orientações para familiares e cuidadores.
➡️ Estímulos adequados para desenvolvimento diário.
➡️ Importância de rotinas, ambiente estruturado e suporte social

Mais informações:
Telefone: (21) 2566-7367
WhatsApp: (21) 99639-7222
E-mail: lavimpi.uerj@gmail.com

Redes Sociais: @sectirj
@faperjoficial
@deputadoandersonmoraes
@caroline.costa.rj
@silviawaiapi
@policlinicapiquetcarneiro
@pr5.uerj
@pr2uerj
@ibrag_uerj
@centrodeestudosppc
@policlinicapiquetcarneiro
@Faculdadescienciasmedicas
@cbio.uerj
@cnpq_oficial
@capes_oficial
@fcm.uerj
@pgcmuerj
@analinecastro
@claudiocastrorj

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *