Home / Tecnologia / Seminário “Setembro Verde” destaca o papel da ciência e do financiamento no transplante de órgãosRio de Janeiro

Seminário “Setembro Verde” destaca o papel da ciência e do financiamento no transplante de órgãosRio de Janeiro

19 de setembro de 2025 — No dia 26 de setembro, a Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, será o palco de um importante debate sobre transplante de órgãos. Em celebração ao Dia Mundial do Transplante de Órgãos, o seminário “Seminário sobre Transplante de Órgãos – Setembro Verde” irá reunir médicos, pesquisadores e autoridades para discutir avanços, desafios e perspectivas da área.
Organizado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o evento terá como foco principal a importância da ciência e do financiamento para o avanço dos transplantes.
A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, destaca o papel fundamental da fundação em impulsionar pesquisas que salvam vidas. “É um orgulho para a FAPERJ estar à frente de um evento como este, que ressalta como o investimento em pesquisa científica pode transformar a saúde pública. A ciência é a base para o desenvolvimento de novas técnicas, para o aprimoramento dos procedimentos e, em última instância, para oferecer uma nova chance a quem precisa de um transplante”, afirma.
A programação do seminário é abrangente e conta com nomes de peso da área, como o professor Dr. Alexandre Cauduro, da Central Estadual de Transplantes do RJ, o professor Dr. Leonardo Riella, de Harvard, e a pesquisadora Eloisa Helena de Jesus Barbosa. Os participantes terão a oportunidade de acompanhar mesas de discussão sobre temas variados, desde “Histórias de Sucesso” com líderes na área de transplantes de fígado, rim, coração e pâncreas, até “Inovação e Fronteiras” no campo da medicina.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/setembroverdeafaperj ou por meio do QR Code disponível nos materiais de divulgação. O seminário tem início às 9h30 e se estende até as 17h15, com credenciamento a partir das 9h.
Este é um encontro que reforça a união entre ciência, saúde e solidariedade em prol da vida, destacando a relevância da pesquisa para a melhoria constante dos serviços de saúde e para a esperança de milhares de pessoas

Um evento para conscientizar e transformar
O seminário “Setembro Verde” vai muito além de um simples encontro técnico. Ele tem a missão de unir a comunidade científica, as autoridades de saúde e a sociedade para colocar em evidência um tema de extrema relevância: o transplante de órgãos. Ao debater o papel da ciência e do financiamento nesse processo, o evento destaca que a esperança de uma nova vida para milhares de pessoas depende diretamente de pesquisas de ponta e de um sistema de apoio robusto.
A iniciativa da FAPERJ e da SECTI em pautar o “Setembro Verde” reforça a importância de conscientizar a população sobre a doação de órgãos e o impacto direto da pesquisa na otimização de procedimentos cirúrgicos e no desenvolvimento de novas tecnologias. É um lembrete de que a ciência, aliada à solidariedade, é o caminho mais eficaz para salvar vidas.

WhatsApp-Image-2025-09-19-at-19.50.05 Seminário "Setembro Verde" destaca o papel da ciência e do financiamento no transplante de órgãosRio de Janeiro

link de inscrição

link bit.ly/setembroverdeafaperj

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *